A computação em nuvem, já é uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo. Oferece muitas vantagens, como exemplos, podemos citar, para um usuário comum que não disponha de uma máquina de última geração, a possibilidade de utilizar ferramentas potentes simplesmente por estar conectado à Internet, mas isto traz também uma desvantagem: a conectividade com a Internet. Se o usuário não possuir um serviço de banda larga rápido, ou mesmo não possuir acesso à Internet, a experiência do usuário em utilizar um programa ou plataforma em nuvem será frustrada.
Então partindo do pressuposto de que a conectividade com a Internet não é um problema, outras vantagens podem ser listadas. O acesso a arquivos, a banco de dados, e o compartilhamento desses arquivos entre usuários de uma mesma rede (ex: empresas, redes domésticas), é muito mais rápido, porque todos tem acesso à nuvem. O acesso pode ser feito de qualquer lugar e qualquer dispositivo (notebooks, tablets, smartphones, etc). As atualizações dos dispositivos são automáticas, o usuário não precisa se preocupar em ter instalado no seu pc o programa que está utilizando, pois a nuvem já oferece esse benefício em tempo real.
A computação em nuvem é ótima? a resposta é sim, mas existe um outro lado não mencionado ainda, o custo. A computação em nuvem como qualquer outra tecnologia custa muito dinheiro. Usuários comuns utilizam apenas um "trial" da nuvem total, ou seja, não possuem acesso total a tudo que a computação em nuvem tem a oferecer, mas ainda é muito vantajoso, e por isso tantas empresas vêem isso como um investimento a longo prazo, que trará lucros futuros.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem Acessado em: 27/05/2014
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem Acessado em: 27/05/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário