terça-feira, 12 de agosto de 2014

Governança Corporativa

De maneira geral, governança corporativa (ou governança empresarial) pode ser descrita como os mecanismos, regulamentos ou princípios que governam os processos decisórios e a resolução ou minimização de problemas de agência.
Governança corporativa também envolve as relações entre os envolvidos e os objetivos para qual a corporação é governada, favorecendo os interesses do stakeholders (acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, clientes, fornecedores e funcionários).
Foram as instituições de Bretton Woods ( Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional) que a puseram na moda. Ela engloba, com efeito, o conjunto dos poderes legislativo, executivo e judiciário, a administração, o governo, o parlamento, os tribunais, as coletividades locais, a administração do Estado, a Comissão Européia, o sistema das Nações Unidas.
As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor  da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade. Dentro dessas boas práticas está um fator essencial que é a igualdade quanto ao tratamento dos de todas as partes interessadas (stakeholders), sendo eles grandes ou pequenos investidores, qualquer tipo de atitude descriminatória é totalmente inaceitável.
Outro fator essencial dentro de uma Governança Corporativa é a prestação de contas, também chamada de accountability. Os agentes de Governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões. 
Algumas empresas brasileiras que utilizam Governança Corporativa: Petrobras, VALE, HSBC Bamerindus, FURNAS, Sabesp,  Telefônica, TAM Linhas Aéreas,  Brasil Telecom, Ultrapar (Ultragaz),  Banco Itaú, entre outras.
Exemplo de uma cadeia de Governança Corporativa
http://www.ibgc.org.br/userfiles/sistema_novo-01.png

Fontes:
http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18163
http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-quais-sao-os-beneficios-objetivos-e-vantagens-da-governanca-corporativa/
http://www.cvm.gov.br/port/public/publ/ie_ufrj_cvm/Felix%20_Arthur_C_Azevedo_Garcia.pdf
http://www.significados.com.br/governanca-corporativa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário