terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sistemas de Gerenciamento de cadeia de Suprimentos (SCM)

Os SCM surgiram na metade da década de 80,  quando empresas  começaram a realizar que precisariam de cadeias de suprimentos efetivas para se manter competitivas em mercado e uma economia que se tornavam globalizadas, organizando o processo entre várias empresas diferentes. os SCM são sistemas que gerenciam o processamento, estoque e a movimentação de produtos. O seu monitoramento vai desde a entrada de produtos brutos, inventario durante o processamento e ao estoque final do ponto de origem até o ponto de entrega.
O SCM é uma solução bi-funcional para uma método de gerenciamento de cadeias de suprimento que inclui o gerenciamento do fluxo de materiais brutos para uma organização, além de como certos aspectos do processamento interno de materiais  e o movimento do produto para fora da organização e para o consumidor quando estes são terminados. Devido à tendência de empresas a se tornarem gradativamente mais flexíveis, os processos de gerenciamento de uma cadeia de suprimentos acabam por ser terceirizados para outras firmas que podem realizar tais atividades de forma melhor e a um menor custo, com o efeito de aumentar o numero de organizações focadas em satisfazer  a demanda de clientes.
Desta forma, com o aumento do numero de organizações envolvidas em satisfazer esta demanda, enquanto reduz o controle gerencial da logística de operações diárias, essa diminuição de controle e o aumento de parceiros na cadeia de suprimentos  torna o processo mais custo-efetivo.


As principais funções de um SCM são:
  • Gerenciamento de estoque
  • Gerenciamento de distribuição
  • Gerenciamento de pagamentos
  • Gerenciamento financial
  • Gerenciamento de fornecimento
  • Gerenciamento de transporte
  • Gerenciamento de Atendimento ao cliente


Por oferecer uma rede adaptativa com os beneficios, um SCM oferece as seguintes vantagens em relação a uma cadeia normal:


  • Com a maior visibilidade na cadeia de suprimento e uma rede adaptativa, possibilita um SCM uma maior responsividade, de forma que pode-se perceber e responder rapidamente à mudanças e rapidamente capitalizar-se novas oportunidades.
  • Por oferecer um framework que prioriza informação e comunicação, um SCM possibilita a uma empresa melhor se adaptar às necessidades de um cliente.
  • Informação e transparência são monitorados em tempo real, oque encurta o ciclo de trocas e o tempo de transações. Pelo fato de se poder monitorar a queda ou aumento de estoques tem-se uma redução nos custos já que novos produtos estarão sendo encomendados por demanda do distribuidor.
  • Com um SCM, diminui-se o custo operacional com planejamento para procuração , manufatura e transporte. Um melhor sistema que gerencia a ordem, produção , execução e monitoramento  aumenta a qualidade e performance de uma empresa, além de diminuir os custos, além de aumentar as margens de lucro devido a uma maior cooperação com parceiros de negócios.


Não obstante, uma SCM também inclui desvantagens, estas sendo:


  • Apesar de ter como a sua principal função ser proporcionar meios para parceiros de negócios remover ineficiências em uma cadeia de suprimentos, é necessário que se despenda um alto investimento em infraestrutura e mão-de-obra. Além disso, requer-se que para uma SCM funcionar perfeitamente que as empresas possuam funcionários competentes além de uma rede de transporte à altura, e também de funcionários que gerenciem o processo tecnológico, como por exemplo a aplicação do software;
  • Pelo o fato de que para uma SCM funcione corretamente, estas requerem uma confiança entre as empresas realizando a parceria, uma vez que é necessário uma colaboração mais próxima nas implementações de estratégias. Além da vontade de cooperar entre si, isso também significa que as empresas encarregadas da venda final para os consumidores dividiam os dados com vendedores externos por meio de um processo chamado data interchange.


Vale-se destacar que a empresa Walmart , que assumiu liderança no seu ramo,  encontra-se nessa posição primariamente pelo sua integração eficiente de fornecedores, manufaturadores, estoque e distribuição. Tal cadeia de suprimento possui quatro componentes chave, estes sendo:
  • Parceria entre vendedores
  • Cross-docking e gerenciamento de distribuição
  • Tecnologia
  • Integração

    Autor: João Bogea
 
Fontes:
 

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