Os ERP’s são sistemas de informação de nível gerencial, que utilizam uma única base de dados contendo vários módulos interelacionados fornecendo informações aos gestores sobre as áreas organizacionais, administrativas e gerenciais da empresa.
São responsáveis pela centralização dessas informações e gerenciam seu fluxo durante todo o processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando todos os setores da empresa de forma a fornecer um acesso mais ágil e eficiente, melhorando a gestão dos processos e a produtividade e diminuindo custos. Permite que as empresas resolvam rapidamente problemas de conformidade com assuntos regulatórios e fiscais, garantindo a conformidade através de atualizações no software caso haja alguma mudança na legislação.
O uso do ERP dá a seus gestores controle total sobre a empresa, auxiliando a tomada de decisões e fornecendo informações vitais sobre todos os setores da empresa de forma ágil, precisa e organizada.
Apesar de seus benefícios os ERP’s possuem desvantagens pois podem ser extremamente complexos, caros e demorados para implementar. Além disso as empresas podem ter que mudar totalmente sua estrutura organizacional para adotar um modelo que se adeque ao sistema ERP.
Os ERP’s fornecem suporte às seguintes áreas empresariais:
- Finanças e contabilidade: livro-razão, contas a pagar, contas a receber, ativos fixos, controle e previsão de caixa, contabilidade de custo do produto, contabilidade do centro de custos, contabilidade de ativos, contabilidade de impostos, gerenciamento de crédito, relatórios financeiros;
- Recursos humanos: administração de pessoal, contabilidade de tempo, folha de pagamento, planejamento e desenvolvimento de pessoal, contabilidade de benefícios, acompanhamento de candidatos, remuneração, planejamento da mão-de-obra, gerenciamento de desempenho.
- Manufatura e produção: licitação, controle de estoque, compras, frete, planejamento de produção, programação de produção, planejamento de necessidades de material, controle de qualidade, distribuição, transporte, manutenção da fabrica e dos equipamentos;
- Processo de vendas e Marketing: processo de pedidos, cotação, contratos, configuração de produtos, definição de preço, cobrança, verificação de credito, gerenciamento de incentivos e comissões, planejamento de vendas;
Um ERP é formado pelos seguintes componentes:
- Banco de dados transacional;
- Portal de Internet
- Painéis de controle gerencial com suporte a gráficos e estatísticas;
- Sistemas de Business Intelligence;
- Relatórios operacionais e gerenciais personalizados;
- Suporte a EDI e Web-EDI;
- Gestão de Documentos;
- Gestão de Workflow;
- Sistema de Ajuda.
Principais fornecedores de ERP no Brasil:
- ABC71
- DATASUL
- IFS - Industrial and Financial System do Brasil
- Intentia
- J.D.Edwards
- Logocenter
- ORACLE
- Origin
- PLAUT
- RM Sistemas
- SAP
- Senior Sistemas
- SSA
- Starsoft
Autor: Daniel Amaral
Fontes :
Fontes :
-
http://sistemasdegerenciamento.blogspot.com.br/p/sistemas-de-planejamento-de-recursos.html Acessado em 12/08/14
-
http://www.efagundes.com/tecnologias/ Acessado em 12/08/14
http://www.wisetel.com.br/fornecedores_para_telecomunicacoes/for_sw_gestao.htm Acessado em 12/08/14
http://www.slideshare.net/felipegambu/sig-mrp-erp-crm-e-scm Acessado em 12/08/14